Problemas em TI podem fazer um negócio perder clientes, dinheiro e até mesmo fechar as suas portas.
Sem contar a dor de cabeça que é para o usuário toda vez que eles aparecem.
Afinal, quem é que nunca se viu no limite da paciência quando o computador resolveu travar pela 10º vez?
Calma, existe uma forma de dizer adeus aos seus problemas em TI. É justamente para isso que o suporte especializado existe.
Nós vamos te explicar o que o suporte de TI pode fazer pelo seu negócio, mas você precisa ler esse artigo até o final. Então, vamos lá!
Contrate uma empresa de suporte de TI especializado
Pode parecer incrível, mas são muitas as empresas que ainda deixam sua área de tecnologia na mão do conhecido, do conhecido de um conhecido.
Isso quando a responsabilidade não acaba na mão de um dos funcionários, que entende um pouco mais do assunto.
Então, esse colaborador precisa dividir o seu tempo entre suas tarefas principais e os problemas em TI que aparecem eventualmente.
E são empresas como essas que mais sofrem com os problemas em TI. Por exemplo, ataques de vírus, computadores lentos, perda de dados e por aí vai.
Você até pode agir como uma delas, mas faça isso por sua conta e risco. Saiba que uma hora algo grave irá acontecer.
A única maneira de evitar os mais graves problemas em TI é deixando a responsabilidade da área de tecnologia nas mão de especialistas.
E como os meus problemas em TI vão acabar?
Ao contratar o suporte de TI especializado é preciso que eles coloquem em prática dois tipos de ações, para conseguir acabar com seus problemas de TI.
São elas as ações corretivas e preventivas.
#1 Ações corretivas
Em primeiro lugar, é preciso avaliar quais são as ocorrências que mais estão atrapalhando a execução do trabalho de seus colaboradores.
Afinal, as ações corretivas são aquelas que são tomadas para tratar um problema vigente.
Nesse cenário, é trabalho do suporte de TI priorizar e eliminar tais questões, de acordo com uma ordem de urgência.
Confira alguns problemas em TI que podem se encaixar nas ações corretivas:
- Formatação ou restauração de máquina;
- Backup de dados;
- Limpeza física no computador;
- Remoção de vírus;
- Atualização de programas e drives;
- Restabelecer a conexão com a internet.
#2 Ações preventivas
Diferente do que é corretivo, as ações preventivas são as que serão tomadas para evitar os problemas em TI dentro da empresa.
Desta maneira, é preciso avaliar o ambiente do escritório e decidir o que precisa ser feito para que nada de errado aconteça.
Através de um planejamento o seu suporte de TI deve organizar uma agenda, que compreenda atividades como:
- Rotina de backup diária;
- Busca de atualização de software e programas;
- Check-up para a localização de possíveis malwares;
- Treinamento de colaboradores;
- Inventário dos recursos de TI;
- Manutenção de hardwares;
- Reconfiguração da internet.
Mas por que eu devo me preocupar com problemas de TI?
De forma bem resumida: as empresas que investem em prevenir problemas em TI não param, não falem e não perdem dinheiro.
Isso porque elas conseguem tratar os problemas, antes mesmo que eles possam prejudicá-las.
Além do mais, a tecnologia está impulsionando os negócios que mais crescem no Brasil. Por isso, é tão importante manter seu escritório protegido.